top of page
Foto do escritorRenata Godoy

Por que aplicar uma Universidade Corporativa na minha empresa agora?



As palavras automatização e inovação, a cada dia, estão mais presentes em nosso cotidiano, ampliando nossa maneira de pensar, otimizando o tempo de trabalho e sendo medidas eficientes para uma melhor fixação e aprendizagem de assuntos importantes para ações estratégicas, certo?

Agora, imagine essas palavras aplicadas em empresas. Acompanhar as constantes mudanças do mercado, priorizando competências e melhorando o desempenho com tecnologia aplicada à educação são algumas das grandes tendências que elas vem adotando nos últimos anos, e você precisa estar atento à isso para não ficar para trás e otimizar os negócios, trazendo mais resultados e administrando melhor prazos.

Os conceitos, no qual chamamos de gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional não são o futuro, mas o presente de milhares de empresas que buscam estar sempre à frente quanto a novidades, investindo e trabalhando no aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho. Você sabe bem do que se trata e como se aplica estas novas tendências?

A gestão do conhecimento pode ser definida como um conjunto de práticas gerenciais com finalidade de favorecer os processos de criação, transferência, compartilhamento, disseminação e aplicação do conhecimento na organização, isto é, em empresas, escolas ou quaisquer tipos de corporações que envolvam transferência de saber.

Através da inovação e constantes mudanças tecnológicas, a gestão do conhecimento pode ser encontrada através de diversas práticas no ambiente organizacional, e estão divididas em diversos processos e conceitos importantes nas empresas, como:

  • Inteligência Competitiva: monitoramento e pesquisa contínua de tendências mercadológicas, e a partir disso trabalhar no desenvolvimento de análises estratégicas, mapeamento de riscos e aplicação de metodologias inovadoras;

  • Educação Corporativa: estruturação da cultura organizacional do aprendizado, educando efetivamente os membros para que todas as estratégias e objetivos de uma empresa sejam bem entendidos e alinhados;

  • Gestão de Competências: identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes que as pessoas precisam ter para desenvolver ou atender aos objetivos da empresa, através da organização contínua;

  • Gestão do Capital Intelectual: identificação, compartilhamento e utilização com eficácia dos conhecimentos adquiridos e acumulados da empresa;

  • Gestão da Informação: organização e estruturação das informações que são importantes para a empresa, com o propósito de facilitar a tomada de decisão;

  • Aprendizagem Organizacional: detecção e correção de erros em busca da melhoria contínua, podendo resultar em novos conhecimentos ou novas soluções, sendo um processo de aprendizagem coletivo, ou seja, no ambiente inovador.

Por que os processos são importantes?

Eles são caminhos para as boas práticas de trabalho na inovação. E também estão atreladas aos bons resultados de grandes empresas de tecnologia. Pesquisa realizada pela Bersin & Associates, especializada em Recursos Humanos, mostrou que 72% dos gestores de empresas apontam que os treinamentos de EaD (E-learning) melhoram a Inteligência Competitiva.

Já o Institute of Management and Administration Survey mostrou que as empresas podem economizar até 70% dos investimentos em treinamento quando substituem o formato presencial pelo digital, responsivo e online.

E mais. Com a diminuição dos gastos, o lucro em consequência aumenta. É o que aponta o estudo da E-Learning Magazine, de 2013, dando até 26% de aumento no rendimento das empresas que utilizam a Educação Digital Corporativa.

Aplicação prática: entendendo o conceito

Para exemplificar as melhorias do processo organizacional, vamos a um exemplo:

Imagine Firmino, recém contratado em uma empresa que tem 1000 funcionários sobrecarregados de atividades operacionais. Ninguém tem tempo para lhe ensinar como executar as atividades ou ao menos explicar habilidades e atitudes defendidas pela corporação. O que você acha que vai acontecer?


Provavelmente Firmino vai começar a usar ações e vícios aprendidos com suas antigas experiências de trabalho. Isso pode gerar um resultado melhor ou pior no atendimento operacional dele na atual organização em que trabalha. Esse cenário é muito comum no mercado, pois a empresa está focada demais no negócio dela como um todo, e esquece que seus funcionários precisam estar empoderados para melhorar a produção e as métricas.

A educação correta dos processos, tal como a disseminação da cultura organizacional bem aplicada irá resolver essa incógnita que poderá ser o Firmino "caindo de para-quedas" sem um aprendizado institucional dos princípios e competências daquela nova empresa. Isso ainda garante uma maior eficiência na organização e permitirá um crescimento operacional com maior previsibilidade.

Sendo assim, é fundamental que a digitalização deste conhecimento seja conduzido e estimulado pelo RH, através de iniciativas como a transformação do conhecimento tácito em explicito dos modus operandi (modo de operação) da empresa refletidas em processos organizacionais, que devem ser compartilhados e transferidos de uma forma estruturada (plataformas e-learning) e pedagogicamente atraente para haver uma maior aceitação e absorção deste conhecimento.

Hoje, a educação digital não é mais um assunto caro e utópico. É algo necessário e urgente para as empresas. Afinal, elas precisam transformar seu conhecimento em resultado de uma forma prática e rápida, evitando problemas como perca de tempo, investimento e não fixação dos conceitos institucionais básicos de ação e trabalho por seus empregados.

Voltando ao cenário de Firmino, agora, no novo cenário da Educação Digit@l...

Ele será apresentado e certificado através de uma trilha de aprendizagem aplicada e de resultado, totalmente digital, contendo materiais com:


  • Informações gerais, ou seja, visão, missão, valores, princípios, explicar o que a empresa faz e onde ela se posiciona no mercado, um material institucional completo;

  • Regras de compliamce, ou seja, o que precisamos apresentar do código de ética, aspectos de segurança de informação, de meio ambiente, etc;

  • Formação básica do setor em que ele irá trabalhar, onde Firmino precisa entender como sua área contribui para entrega do resultado da empresa;

  • Processos e Atividades utilizados na área com exemplos;

  • Ferramentas utilizadas na área e passo a passo de utilização.

Com tudo, você acha que Firmino saberia o que fazer? Melhor que isso, ele saberia como a empresa atua e como ele deve usar seu conhecimento e experiências para propor melhorias nas suas ações e dos colegas de trabalho, tudo isso de forma rápida e digital.

Imagine ainda que esses processos irão evoluir e você precisa certificar que ele foi absorvido pelos 1000 funcionários. No aprendizado organizacional inovador, existe uma formação continuada periódica para aprimorar o que vem sendo melhorado nos processos, ferramentas ou até o que vem sendo feito errado e precisa ser reforçado. Na prática, todos se ajudam, seja a plataforma educacional ensinando as competências de forma aplicada e responsiva, seja os próprios usuários dando seus feedbacks acerca do material. E assim, a empresa usufrui de uma didática de trabalho cada vez mais refinada, polida e o que é melhor, totalmente digital e acessível.

Já pensou em fazer tudo isso, agora?

A Mannix vem ajudando as empresas a obter esse resultado, definindo as trilhas de aprendizagem e cursos para formação básica e continuada dos colaboradores destas empresas, melhorando a comunicação interna e externa com agilidade na absorção do que deve ser aprendido para a "formação" de profissionais de excelência, tudo isso, lado a lado com tecnologia.

Segundo o IBM, a Educação Digital pode ajudar as empresas a terem uma melhoria de produtividade em até 50%, e que cada 1 dólar (3,79 reais), pode resultar em até U$30 (113 reais) na receita de produção.

Isso é como acreditamos na transformação digital da educação corporativa e o aprendizado organizacional. Além de ajudarmos a montar as trilhas de aprendizagem, produzimos o conteúdo e oferecemos o ambiente online educativo, trazendo nossa experiência acadêmica para agregar a transferência deste conhecimento através de vídeo-aulas, exercícios e certificações que irão alavancar o seu negócio.

Assim, você pode continuar focando no seu negócio, métricas de trabalho e resultados a serem batidos sem se preocupar com o treinamento um a um dos novos e antigos colaboradores de sua organização.

0 comentário
bottom of page