top of page
Foto do escritorMatheus Fábio

O SCRUM e o Kanban board como o método e a ferramenta mais utilizada no gerenciamento de projetos de



pesquisa-projetos-agile-sucess

Quando alguém lhe pergunta se você conhece ou usa algum método ágil, possivelmente vem em sua mente o tão divulgado ciclo de desenvolvimento do Scrum. Não é por acaso que isso acontece pois segundo o relatório sobre o estado atual do Agile (12th Annual State of Agile) de 2018, Scrum (e algumas de suas variações) continua sendo a metodologia mais utilizada pelo mercado.

O relatório sobre estado do Agile (State of Agile Report) é publicado anualmente e conta com a participação de aproximadamente 1500 profissionais. O objetivo dele é entender como os métodos ágeis vem sendo utilizados para entregar valor de negócio em diversos países.

Na diversas metodologias ágeis usadas, o Scrum apresenta mais de 50% em sua usabilidade.


Se considerarmos os diversos “sabores” de Scrum, tais como Scrumban e Scrum+XP, esse número se torna ainda mais expressivo chegando a 70% dos pesquisados.

No se que se refere as principais técnicas ágeis utilizadas, o relatório cita Reuniões Diárias (90%), Sprint/Iteraction Planning (88%), Retrospectivas (85%), Sprint/Iteraction Review (80%) e Interações Curtas (69%), as bases da metodologia.

Ferramentas de gestão ágeis

Outra informação interessante apresentada no relatório é o uso de Kanban Boards no topo da lista de ferramentas mais utilizadas e na frente de ferramentas como Bug Tracker, Taskboards e ferramentas de gestão de projetos ágeis (Agile Project Management Tools).


Quando os profissionais consultados precisaram utilizar Agile em uma escala maior, eles optaram pelo SAFe que foi o principal método citado, seguido com Scrum dos Scrums e outros métodos criados internamente.


O relatório contém outras informações interessantes tais como tendências e ferramentas comerciais mais utilizadas.

Com certeza vale a pena a leitura e a análise bem apurada do material completo!

PS: todas as imagens utilizadas nesse post foram retiradas do relatório citado e você pode encontrar o relatório completo no site da Version One.

0 comentário
bottom of page