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Foto do escritorJaime Galvão

Dica de Leitura - Novo Jeito de Trabalhar



Um novo jeito de trabalhar apresenta os bastidores da gigante do Vale do Silício, compartilhando detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção, a importância da cultura e as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas. Também revela por que o Google é eleito ano após ano um dos melhores lugares para se trabalhar. Repleto de exemplos de ações que melhoraram o desempenho e a satisfação dos funcionários, o livro apresenta princípios claros que podem ser colocados em prática, não importa se sua equipe tem uma ou milhares de pessoas. Conheça alguns deles: - Contrate apenas pessoas melhores que você em alguma coisa, não importa quanto tempo isso leve. - Não confie somente no instinto: use dados para prever e moldar o futuro. - Faça da transparência o padrão e esteja aberto para receber feedback. - Aprenda com os melhores funcionários - e também com os piores. - Tire o poder dos gerentes e confie em seu pessoal. - Se você estiver confortável com a liberdade que deu a seus funcionários, não deve ter dado liberdade o bastante.

Um Novo Jeito de Trabalhar (Work Rules!), de Laszlo Bock, que durante 10 anos foi Senior Vice President de People Operations do Google (sim, lá a área de pessoas não se chama RH), é o que há de mais completo, com casos de sucesso e fracasso, em gestão de pessoas nos tempos atuais. Com passagens em empresas como a GE e McKinsey, Bock esteve no Google entre 2006 e 2016 e claro, deve ter se cansado de ouvir dúvidas e perguntas de profissionais de RH do mundo todo sobre o modelo de gestão do Google.

O Google possui três fortes pilares: sua missão, a transparência, e a voz ativa dos funcionários. Basicamente, Bock busca demonstrar, com exemplos práticos da gigante de tecnologia, os pilares que tornaram o Google uma empresa tão criativa e bem sucedida. Em resumo, de forma bastante pragmática ele trata muito de 3 assuntos:

  • Seleção criteriosa de novas pessoas;

  • Máximo de autonomia às pessoas

  • Nono jeito de fazer avaliação de pessoas.

Nas quase 350 páginas dessa leitura indispensável, há vários exemplos, números e análises que mostram que uma boa gestão de pessoas não tem nada a ver com apenas ter horário flexível, diversão no ambiente de trabalho e trabalhar com gênios da tecnologia. Minimizar as hierarquias internas, dando confiança às pessoas através de uma metodologia neutra e que faz sentido, incentiva os funcionários. Capacitar seus funcionários com alguém de dentro da empresa não apenas economiza tempo e dinheiro, como também cria confiança e coesão.

A maior parte dos exemplos podem sim, com adaptações, ser aplicada em empresas de qualquer país, qualquer tamanho e qualquer segmento.

Enfim, recomendo a leitura.


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