Mensurar os benefícios de um projeto é fundamental para prioriza-lo. Contudo, existe um mito nas organizações que certas coisas não podem ter seus benefícios mensurado.
Informações originadas de diversas fontes podem se tornar indicadores para tudo até felicidade, mas pesquisando por informações sobre Gerenciamento de Projetos encontrei o livro “How to Measure Anything” (Como Medir Qualquer Coisa), do autor Douglas W. Hubbard.
O valor da qualidade de certos produtos, o moral dos funcionários ou certos impactos que um tipo de decisão pode causar são apenas alguns exemplos. No entanto, para o especialista Douglas Hubbard mostra que é possível medir aspectos considerados intangíveis em muitas organizações, incluindo a satisfação do cliente, a flexibilidade organizacional, o risco tecnológico e o Retorno Sobre o Investimento da tecnologia (ROI). Seu trunfo está em utilizar situações de "abordagem universal", desde como um biólogo marinho avalia a população de peixes em um grande lago a descoberta do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos do que realmente importa ao prever as necessidades de combustível para o campo de batalha, para ilustrar métodos interessantes e assim tratar de problemas fora do normal. Como Mensurar Qualquer Coisa propõe um novo modo de encarar a intangibilidade e nos incentiva a buscar novas formas de destrinchar os problemas organizacionais e enxergar a realidade.
Recomendo essa leitura.