As empresas estão procurando o , isso por que cada vez mais nos deparamos com os diferentes tipos de projetos e metodologias. Embora não seja novidade, a tendência dos projetos é a adoção de metodologias híbridas, isso por que cada vez mais nos deparamos com diferentes tipos de projetos e metodologias diferentes.
O discurso sobre métodos ágeis ou clássicos tende a degenerar em guerras de território ideológicas. Mas ultimamente podemos observar uma tendência. É cada vez mais comum falar sobre híbridos adequados entre ágil e clássico.
É preciso buscar padrões sim, adotar modelos e ferramentas que ajudam a realizar seus objetivos, mas é fundamental entender o que serve e o que não serve para cada projeto. O gestor de projetos deve entender as ferramentas e recursos e saber selecionar seus modelos. É o projeto quem vai determinar essas exigências.
A definição visual dos objetivos e benefícios do projeto são fundamentais para engajar os envolvidos. As técnicas de identificação dos envolvidos do projeto é um ponto comum, precisamos engajar e empodera, envolvendo em ações de comunicação e atribuindo as responsabilidades com transparência e clareza.
Os gerentes devem definir uma estratégia com iterações regulares, com máximo de agregação de valor. Desta forma, os Sprints ou pacotes de trabalhos, devem ser pensados em entregas rápidas com valor agregado na percepção do cliente (PO).
Analise o perfil da equipe para avaliar se precisa usar um planejamento macro e empoderar a equipe no controle da entrega do sprint ou deva ajuda-los a garantir a entrega, através de um Kanban, ou fazendo um acompanhamento mais tradicional.
Os gerentes devem atribuir tarefas, verificar resultados, reavaliar o trabalho restante e redistribuí-lo. Diferentes tipos de projetos requerem intervalos diferentes para as iterações. E são necessários diferentes métodos para a montagem de tarefas
Usar as recomendações dos métodos tradicionais no controle de riscos e gestão de aquisição, complementa os métodos ágeis nas recomendações de comunicação e engajamento.
Para 2018, espero que as pessoas encarregadas se envolvam em princípios iterativos. Mesmo no gerenciamento de projetos clássico, você tem coisas como reuniões de status semanais ou mensais. Isso é semelhante ao planejamento de sprint e retrospectiva no mundo ágil. Mesmo construção civil de grandes obras podemos usar de forma iterativa.
Caso deseje saber mais, acesse mannix.com.br e veja o curso de gestão prática de projetos.