top of page

Gestão de Mudanças em Projetos – Podemos viver sem?



Na última revisão foi inserido a área de conhecimento gestão de stakeholders no PMBOK. Fundamental o destaque ao controle do engajamento dos usuários, identificando as necessidades do nível de interesse, influência, poder, etc. O PMI também tem uma guia disponível para ajudar no tratamento da gestão da mudança organizacional, mas por que isso é importante? Será que a gestão de mudança é coisa de projeto grande?

Com a globalização, o aumento da competitividade e as inovações disruptiva ameaçando os negócios, as mudanças têm de ser implementadas cada vez mais, muitas vezes, antecipar às mudanças políticas e econômicas, às condições do mercado e, aquelas que não se adaptarem podem vir a perder mercado, serem absorvidos ou até vir a desaparecer, como já ocorreu com vários negócios, que eram considerados como sólidos, mas foram “atropelados” pelas mudanças destrutivas. Existe ainda um grande conflito de gerações convivendo em um ambiente de trabalho em mutação. Geração X, Y, Z, baby Boomers convivendo com muita informação e disputando o foco com seu projeto.

E importante mapearmos as mudanças, mas por que as pessoas têm resistência as mudanças? Muitas vezes a ruptura da situação atual, anula a zona de conforto, trazendo insegurança, falta de conhecimento e necessidade de readaptação, que tem sempre as pessoas estão dispostas a isso.

Surge então a Gestão de Mudança Organizacional com o objetivo de levar em conta a visão individual de cada indivíduo, para que eles passem a aceitá-la e demonstre isso em seu comportamento, eliminando as barreiras que possam surgir em relação à sua interpretação.


Toda mudança passará pela curva de aceitação, tempo é questão de opção e gestão das pessoas e da mudança para diminuir essas resistências, chegando a aceitação e exploração das possibilidades e integração.

A gestão de mudança traz alguns benefícios: • Facilita a sensibilidade e o engajamento • Promove o alinhamento organizacional • Garante o retorno do investimento do projeto • Promove entendimento e reduz incertezas • Garante o cumprimento dos prazos • Diminui as resistências • Mitiga impactos e riscos do projeto

Enfim, aprofunde sus conhecimentos acessando o guia do PMI que trata o assunto e acelere esses benefícios em seus projetos.


0 comentário
bottom of page