Ao longo dos anos, pesquisa a tem mostrado consistentemente que ter um gerente de projeto eficaz no trabalho aumentam as chances de sucesso do projeto.
Recentemente, o estudo da PM College, "Skills Gerente de Projeto de Referência 2015", mostrando que as organizações com gerentes de projeto altamente qualificados obter significativamente melhor projeto e resultados organizacionais.
Entretanto, foi um surpreendente a divisão entre os executivos e gerentes de projeto em uma série de questões importantes. Executivos e gerentes de projeto diferem amplamente na identificação das habilidades mais importantes, bem como para aferir o grau em que habilidades precisam ser melhorados. É interessante notar que os executivos acham que as habilidades de comunicação são aqueles que mais necessitam de melhoria para os gerentes de projeto! Comunicações pobres em si pode ser uma das causas do gerente de divisão líder / projeto.
As principais habilidades exibidas pelos gerentes de projetos em organizações de alto desempenho são as habilidades de liderança, especialmente exibindo integridade e honestidade, construir relacionamentos, e construir confiança e respeito.
As habilidades citadas como necessitando de mais melhorias incluem o gerenciamento de riscos do projeto, gestão de realização de benefícios, planejamento estratégico, defender e gerir a mudança e comunicação / ouvir.
Os gerentes de projetos em empresas de baixo desempenho, por outro lado, parecem se distrair com questões técnicas de baixo nível. Eles superestimar a importância de conhecimentos de informática, por exemplo, deixando de reconhecer a importância de alinhar os projetos à estratégia.