As empresas estão exigindo saber os benefícios de longo prazo de construir e implementar uma cultura de gerenciamento de projetos. Medições financeiras simples não são suficientes.
Um conjunto equilibrado de medidas é necessário para obter uma visão global da saúde da sua organização e suas práticas de gerenciamento de projetos. Essas medidas podem evoluir para um sistema poderoso para a execução da estratégia. As medidas ajudam a definir a estratégia, comunicá-lo à organização e orientar a sua implementação em cada degrau da hierarquia, do nível corporativo para o indivíduo. Eles também manter os esforços de todos alinhados, porque eles ligam estratégia de orçamentos, a sistemas de alocação de recursos, e para pagar programas. Demonstrando como iniciativas de gerenciamento de projetos medir-se usando esta família equilibrado de medidas é fundamental para qualquer justificativa de negócios para um investimento de gestão de projetos.
Os tipos de medidas que compõem esse equilíbrio de medidas incluem uma mistura de medidas financeiras, operacionais e sociais que mostram o valor para as partes interessadas. Medidas nessas categorias também deve ser uma combinação equilibrada de entradas (dinheiro e pessoas colocadas em um processo), saídas (resultados obtidos) e processos (desempenho dos sistemas que proporcionam a saída).
Por exemplo, uma medida de entrada de gerenciamento de projeto poderia ser despesa em P&D, a medida de saída poderia ser o número de novos produtos e a medida processo poderia ser o número de pedidos de alteração por produto durante o desenvolvimento. A medida de saída final é a contribuição desses novos produtos para a rentabilidade das empresas.
Para os acionistas: valor econômico agregado, o crescimento dos lucros por ação, fluxo de caixa por ação, o lucro económico, a produtividade total dos fatores, porcentagem das vendas de novos produtos, o retorno sobre o gerenciamento.
Para os Clientes: a satisfação do cliente, índice de qualidade do produto, reparação de incidência, a lealdade do cliente.
Para Funcionários: a satisfação do empregado, a rotatividade de funcionários, a produtividade, a diversidade na gestão, o tempo de treinamento por ano
Para comunitária: índice de impactos ambientais, registro de segurança, satisfação da comunidade, de caridade e contribuições da comunidade
Um subconjunto de medidas que incidem sobre questões operacionais só inclui o seguinte:
Para os acionistas: produtividade, redução de custos, nível de defeitos, tempo de ciclo, a retenção de clientes, rotatividade de funcionários, o percentual de vendas de novos produtos, erros de processo
Para Clientes: o sucesso do projeto (tempo, custo, qualidade), a reparação incidência, o índice de qualidade do produto, o transporte, a satisfação do cliente, retenção de clientes, fidelização de clientes, novas invenções de produtos, share of wallet, participação de mercado dentro do prazo
Para funcionários: a satisfação dos funcionários, absenteísmo, rotatividade de funcionários, índice de empowerment, queixas, tempo de treinamento por ano, níveis de competência, níveis salariais, níveis de benefícios, serviços de apoio à família, percentuais de horários flexíveis
Para comunitária: registro de segurança, os níveis salariais, satisfação da comunidade, ações judiciais
Métricas eficazes são os principais indicadores, eles prever tendências futuras dentro e fora da organização. Elas são objetivas e imparcial, e elas estão normalizadas para que possam ser aferidas contra outras empresas. Eles precisam ser baratos para coletar, bem como discreto - eles não devem perturbar o trabalho ou a confiança de seus empregados. E eles precisam de discriminar pequenas mudanças significativas. Eles devem ser apropriados (medir as coisas certas) e eficiente (para que você possa tirar muitas conclusões fora de seu conjunto de dados). Elas precisam estar completas, com todas as características significativas do estatuto da organização. E, claro, eles precisam ser quantificáveis e estatisticamente confiáveis. Um conjunto equilibrado de medidas que siga estes critérios seria o sistema perfeito de medição para avaliar a sua eficácia de gestão de projetos.
Como você justifica o valor do gerenciamento de projetos em sua organização? Você mede ... e o que você mede? Ajudar os outros, compartilhando suas experiências!