Um levantamento realizado recentemente pelo PMI, chamado de Role Delineation Study (RDS), forneceu uma descrição atualizada do papel do profissional de gerenciamento de projetos. A pesquisa foi realizada com detentores da certificação PMP® em todo o mundo e mostrou, de forma detalhada, os domínios, tarefas, conhecimentos e habilidades.
O RDS tem o objetivo de captar a perspectiva de profissionais atuantes em todo o tipo de indústria, segmento e região. Ele serve como base para definir diretrizes do exame para a certificação PMP® .
Na prática, após realizado o RDS, os cinco domínios de conduta para a PMP permanecem os mesmos. No entanto, as tarefas dentro de cada domínio foram modificadas, adicionadas ou removidos.
As mudanças no exame de certificação PMP incluem:
Ênfase na estratégia de negócio e a realização dos benefícios:O GP deve entender a estratégia empresarial e garantir que as entregas do projeto tragam benefícios para a empresa. Isso está em linha com a mudança na forma que os PDUs serão exigidos a partir de dezembro.
Valorização das lições aprendidas:Durante todo o ciclo de vida do projeto, as lições aprendidas devem ser registradas e catalogadas, além de compartilhadas com outros projetos e a própria empresa.
Responsabilidade pelo Termo de Abertura:a responsabilidade pelo Termo de Abertura é do Patrocinador e o GP participa na sua elaboração, auxiliando no seu desenvolvimento.
Reforçar o relacionamento com as partes interessadas:Foi aumentada a ênfase na importância do relacionamento e engajamento das partes interessadas na gestão do projeto, sendo este relacionamento uma via de mão dupla.
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